quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

NOTÍCIA


NOTÍCIA é um texto informativo que tem como finalidade transmitir, de forma clara, os acontecimentos ou factos, geralmente, atuais.
 Da  estrutura da NOTÍCIA fazem parte :
Título ou cabeçalho que deve ser curto e apelativo.
Subtítulo ou introdução do qual fazem parte as informações sobre as perguntas: O quê? Quem? Quando? e Onde?
Desenvolvimento do tema do qual fazem parte as questões: Como? e Porquê?

Elaborámos, coletivamente, uma notícia sobre um acontecimento que ocorreu, recentemente, num estabelecimento junto à nossa escola.
A pares, tornámo-nos redatores, arregaçámos as mangas e redigimos notícias que afinal não passaram da ficção...

FOGO DESTRÓI A FLORESTA
 
    Um grupo de seis amigos foi acampar para uma floresta, no norte, às 7:00 da tarde. Deixaram uma fogueira acesa e a floresta ardeu totalmente.
    Os amigos foram para a tenda, esquecendo-se que a fogueira estava acesa, porque estavam muito cansados. Durante a noite, cheirou-lhes a queimado e foram ver o que se passava. Quando perceberam que a floresta estava a arder, fugiram e chamaram os bombeiros que apagaram o incêndio rapidamente.
 
 
 
    No dia 13 de janeiro de 2013, três fumadores incendiaram a floresta da praia da Mata, na Costa da Caparica.
    Pensa-se que a origem do incêndio foi provocada por cigarros mal apagados, destruindo assim a floresta inteira; deixando apenas uma árvore à qual foram cortados alguns ramos para iniciar a plantação duma nova floresta.
 
 
 
CÃO SALVA UMA CRIANÇA
 
    Na sexta-feira, dia 1 de maio, uma criança chamada Ruben perdeu-se numa gruta escura e assombrada.
    De repente, a criança tropeçou numa pedra e as rochas começaram a cair-lhe em cima. O seu cão apercebeu-se que a criança estava em perigo e começou a escavar para tirar as pedras de cima do menino. Como o menino estava ferido, o animal puxou-o pela camisola até um sítio mais seguro. Chegaram os pais que o levaram para o hospital. Os pais agradeceram ao cão fazendo-lhe festinhas por ter salvado o seu filho.
 
 
    Na segunda- feira passada, uma criança foi raptada na rua de Santo António em Lisboa.
    Um estranho fugiu com a criança que ia para o parque. Um cão, que andava por ali perto, correu atrás do ladrão. O animal mordeu-lhe na perna e o estranho largou a criança que fugiu. O estranho foi parar ao hospital porque ficou ferido.
 
 
FESTA NA ESCOLA
 
    Na Escola da Quinta do Campo, no dia 8 de fevereiro de 2013, os alunos e os professores participaram no desfile de Carnaval pela vila de Corroios.
    As crianças e os professores juntaram-se às turmas das outras escolas para desfilarem alegremente pelas ruas. Os familiares das crianças assistiram à festa.
 
 
    Na sexta-feira, dia 29 de janeiro de 2013, a Escola da Quinta do Campo foi assaltada.
    Os professores resolveram fazer uma festa para as crianças e pediram aos pais que fizessem bolos e levassem sumos. No dia seguinte, quando os professores chegaram ao ginásio, viram tudo destruído, porque os ladrões entraram e roubaram tudo. Os professores telefonaram à polícia de Corroios para participarem o roubo.


EDUCAR PARA CONSERVAR A NATUREZA

Para despertar a nossa curiosidade sobre o tema "OS SERES VIVOS DO MEIO AMBIENTE", visionámos um Power Point sobre o mundo vegetal e classificámos as diferentes partes constituintas de uma planta.
Conversámos e chegámos à conclusão   quais são os elementos necessários para que uma planta se possa desenvolver: solo, ar, água e luz e calor do sol. Também concluímos que o solo é a camada de terra onde se desenvolvem muitas plantas e onde vive uma grande variedade de animais e plantas.
 

Questionámos, observámos, experimentámos e concluímos que as raízes, os caules, as folhas, as flores e os frutos variam em tamanho, espessura, cor e forma...


COMO NASCEM AS PLANTAS?
Realizámos ainda a experiência da germinação com a batata doce.

Colocámos os frascos junto à janela, porque já sabemos que sem a luz e o calor  do sol, elas não resistiriam. Agora vamos observando e registando, numa tabela, o que irá acontecer...

 
COMO SÃO OS ANIMAIS?
ONDE VIVEM OS ANIMAIS?
DE QUE SE ALIMENTAM OS ANIMAIS?
COMO SE REPRODUZEM OS ANIMAIS?
COMO SE MALTRATAM OS ANIMAIS?
 
Para responder a tantas questões, observámos um Power Point sobre os nossos amigos animais e tentámos responder a essas perguntas. Também fizemos a sua classificação quanto ao meio ambiente, à sua alimentação, reprodução e às suas características externas.


Em grupos de 2, escolhemos um animal ao nosso gosto e preenchemos um mapa semântico. Para fazermos as pesquisas, utilizámos os livros de consulta, que levámos para a sala, e fizemos buscas no GOOGLE.

Apresentámos à turma os nossos trabalhos.



 Só discuntindo e refletindo sobre um tema tão importante como é a NATUREZA é que podemos aprender a compreendê-la melhor e sobretudo RESPEITÁ-LA.



quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

UMA AVENTURA

 
Durante a semana em curso, lemos e analisámos o livro da literatura infantojuvenil -  "Uma aventura nas férias da Páscoa" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.


Durante a leitura dos doze capítulos entusiasmamo-nos com as peripécias que os cinco amigos viveram  na nossa localidade, aqui tão perto de nós!!
Ficámos com vontade de ler mais livros destas duas escritoras...
Após a conclusão da leitura, elaborámos, coletivamente, o texto.

     Começámos por falar num nevão e terminámos a falar no roubo da Custódia de Belém.
     Foi uma surpresa ter nevado em Lisboa e redondezas. Imprevisível foi também o que aconteceu a seguir: - Quem é que podia imaginar que os cinco amigos se iriam envolver numa aventura. E que aventura!... Encontrar os perigosos ladrões da famosa Custódia de Belém foi uma oportunidade única de viver um grande acontecimento. Com certeza que o grupo deve ter sentido, ao mesmo tempo, uma fantástica emoção misturada com um grande nervosismo e até medo. Empolgante foi também terem descoberto que, afinal, os funcionários da Rodoviária não eram cúmplices do crime e terem contribuído para que fossem salvos.
     Nós ficámos entusiasmados quando nos apercebemos de que parte da ação da história se desenrolava na nossa freguesia e num dos monumentos que já visitámos este ano e que pertence ao Património Cultural e Natural, porque fica situado no sapal de Corroios.
     Por fim, já ninguém se lembrava que toda a aventura começou pelo facto de ter nevado e terem ido ajudar os ornitólogos a dar de comer aos flamingos que estavam esfomeados.
    Mas a verdade é que se não tivessem ficado presos na escola, não teriam aprendido o que era e qual o valor da Custódia de Belém.
 No final, também nós ficámos na dúvida: Será que o apóstolo mexia mesmo?

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

CARNAVAL

 
Manda a tradição mascararmo-nos nesta quadra...
 Este ano, fizemos parte da banda da nossa Escola e, a rigor, desfilámos a tocar um instrumento de percussão . 
Os nossos familiares ajudaram-nos a construir o tambor e lá fomos nós brincar ao CARNAVAL, pelas ruas da nossa freguesia.
Muito obrigados aos nossos pais, avós, irmãos ...

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CALIGRAMAS


Com o objetivo de reconhecer e valorizar o passado  do nosso concelho, continuámos a privilegiar o património cultural e industrial da nossa freguesia. Assim, elaborámos um cartaz alusivo à visitas realizadas aos ecomuseus que fazem parte das tradições culturais da vila de Corroios.
Uma das atividades mais divertidas, deste trabalho, foi a realização de CALIGRAMAS que são palavras onde uma das letras desenha ou realça o significado dessa palavra.
Pusemos a imaginação à prova e...