quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

EDUCAR PARA CONSERVAR A NATUREZA

Para despertar a nossa curiosidade sobre o tema "OS SERES VIVOS DO MEIO AMBIENTE", visionámos um Power Point sobre o mundo vegetal e classificámos as diferentes partes constituintas de uma planta.
Conversámos e chegámos à conclusão   quais são os elementos necessários para que uma planta se possa desenvolver: solo, ar, água e luz e calor do sol. Também concluímos que o solo é a camada de terra onde se desenvolvem muitas plantas e onde vive uma grande variedade de animais e plantas.
 

Questionámos, observámos, experimentámos e concluímos que as raízes, os caules, as folhas, as flores e os frutos variam em tamanho, espessura, cor e forma...


COMO NASCEM AS PLANTAS?
Realizámos ainda a experiência da germinação com a batata doce.

Colocámos os frascos junto à janela, porque já sabemos que sem a luz e o calor  do sol, elas não resistiriam. Agora vamos observando e registando, numa tabela, o que irá acontecer...

 
COMO SÃO OS ANIMAIS?
ONDE VIVEM OS ANIMAIS?
DE QUE SE ALIMENTAM OS ANIMAIS?
COMO SE REPRODUZEM OS ANIMAIS?
COMO SE MALTRATAM OS ANIMAIS?
 
Para responder a tantas questões, observámos um Power Point sobre os nossos amigos animais e tentámos responder a essas perguntas. Também fizemos a sua classificação quanto ao meio ambiente, à sua alimentação, reprodução e às suas características externas.


Em grupos de 2, escolhemos um animal ao nosso gosto e preenchemos um mapa semântico. Para fazermos as pesquisas, utilizámos os livros de consulta, que levámos para a sala, e fizemos buscas no GOOGLE.

Apresentámos à turma os nossos trabalhos.



 Só discuntindo e refletindo sobre um tema tão importante como é a NATUREZA é que podemos aprender a compreendê-la melhor e sobretudo RESPEITÁ-LA.



Sem comentários:

Enviar um comentário