quinta-feira, 19 de setembro de 2013

MUSEU DO PÃO

   No início das atividades letivas conversámos sobre as viagens enriquecedoras que fizemos durante as féria de verão.
   Ficámos entusiasmados ao ouvir a Mariana e a Carolina Marques que foram visitar o Museu do Pão e nos explicaram como antigamente se fabricava o pão, alimento saudável que deve fazer parte da nossa alimentação diária.
Enquanto as nossas colegas descreviam, oralmente, o ciclo do pão, visionámos, no computador, fotografias  e outras recordações que trouxeram.
Ficámos motivados com o tema e construímos um texto coletivo.
O Museu do Pão

Nas férias de verão, a Mariana e a Carolina Marques foram visitar o Museu do Pão.
O Museu do Pão localiza-se nos antigos Montes Hermínios, perto de Seia que fica na serra da Estrela, no distrito da Guarda.
Ao chegar ao espaço museológico, ambas foram recebidas por uma duende que as guiou durante a visita e contou-lhes a história sobre o ciclo do pão.
Outrora, os duendes semeavam, nas hortas dos aldeões, os cereais: trigo, centeio, cevada, milho e aveia… Após algum tempo quando os cereais já estavam maduros, os duendes colhiam os seus cultivos. Seguidamente, os grãos de cereais eram moídos na mó do moinho para se transformarem em farinha amarela ou branca dependendo do tipo de cereal. O próximo passo era levar a farinha ao padeiro que a juntava com: água, sal e fermento de padeiro e amassava todos os ingredientes. Com o auxílio de uma pá de ferro, o padeiro colocava os pães no forno, a lenha, que coziam em diversas fornalhas. Já completo o fabrico, os quentinhos, estaladiços e deliciosos pães estavam prontos para serem consumidos.
Este espaço preservado é muito importante, porque mantém a tradição do fabrico do pão e transmite-a às gerações.

ESTAMOS MUITO AGRADECIDOS ÀS NOSSAS COLEGAS PELA PARTILHA.

Sem comentários:

Enviar um comentário