quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

BIOGRAFIA

Após a análise da obra "A maior flor do mundo" pesquisámos sobre a vida  e obra de José Saramago e elaborámos um texto, coletivamente.

                           Biografia de José Saramago
         De seu nome José de Sousa Saramago nasceu na aldeia da Azinhaga, na Golegã, que pertence ao Ribatejo, no dia 16 de novembro de 1922, apesar de ter sido registado a 18 de novembro desse ano.
         Por razões económicas não pôde frequentar os estudos universitários, mas concluiu o curso de técnico de serralheiro mecânico, em Lisboa, apesar de não ter nenhum livro até aos doze anos de idade.
         Durante a sua juventude ocupou-se em diversas profissões: serralheiro mecânico, funcionário público, romancista e jornalista... Como editor, ele próprio publicou o primeiro livro, com 25 anos, que se chamava “ Terra do pecado “, em 1947.
         O autor viveu grande parte da sua vida na ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias, porque estava descontente com os governantes do seu país.
         Este ilustre poeta foi premiado várias vezes em Portugal e no estrangeiro, mas destaca-se o prémio Camões, em 1995 e o prémio Nobel da Literatura, em 1998, com a obra literária “ Memorial do convento “ que está traduzida em várias línguas.
         Como curiosidade, refere-se que Saramago não utilizava pontuação em muitas das suas obras.
         Em 2007 criou a fundação José Saramago para a defesa e difusão da Declaração Universal dos Problemas e Direitos do Meio Ambiente.
        Faleceu em 18 de junho de 2010, em Lanzarote.

Sem comentários:

Enviar um comentário