segunda-feira, 14 de outubro de 2013

OUTUBRO, MÊS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Na passada sexta-feira reiniciamos a visita à biblioteca da nossa escola. Já estávamos com saudades de rever os nossos amigos que nos oferecem tão boas leituras...
Escolhemos obras literárias, algumas das quais recomendadas pelo PLANO NACIONAL DE LEITURA.
Preenchemos a respetiva ficha de requisição e recebemos um elogio da nossa professora, porque participámos calma e ordenadamente (ou não fossemos já os mais crescidos da Escola).
Hoje construímos um texto coletivamente - Palavra puxa palavra - subordinado ao tema
 
"BIBLIOTECA ESCOLAR, UMA PORTA ABERTA PARA A VIDA"
 

Biblioteca escolar, uma porta aberta para a vida
Vida…não nos vamos esquecer dos livros
Livros dos quais nascem os sonhos e as viagens
Viagens com reis, fadas, princesas, ogres e bruxas
Bruxas simpáticas que se tornam heroínas
Heroínas que percorrem bibliotecas, em livros voadores
Voadoras como as aventuras e as bandas desenhadas
 Bandas desenhadas fantásticas que nos fazem divertir
Divertir quando se abre um livro vezes sem conta
Conta, contar, lengalengar, adivinhar e rimar
Rimar com as leituras partilhadas em alegria
Alegria, porque a biblioteca é uma festa!

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Esta semana estamos a trabalhar a obra literária recomendada pelo PLANO NACIONAL DE LEITURA
Esta bela obra conta-nos a história de  Maria Poeirinha que vivia com a sua pobre família numa aldeia no interior de Moçambique. Nenhum deles  tinha nunca  visto o MAR, uma falta que o tio  Jaime  Litorânio achava grave, pois ver o mar faz-nos conhecer um horizonte e ter esperança...
Ficámos curiosos e localizámos, no mapa mundi, Moçambique que se localiza na costa africana e é banhado pelo oceano Índico.
Ainda localizámos a cidade da Beira, terra natal do autor da obra - Mia Couto.
Construímos o ABC do mar que foi a porta de entrada para a escrita criativa que elaborámos coletivamente. Após a revisão, passámos o texto no computador.
 
Água cristalina que dá vida ao mar por onde navegam

barcos de pescadores que na sua faina lançam as redes:

chocos, polvos, lulas, búzios e outras espécies

douradas que nadam em enormes cardumes

enguias que as acompanham nas profundezas

fanecas que se escondem por entre os corais

gaivotas que capturam o alimento, ao longe, no

horizonte onde se avista o pôr-do-sol que no

infinito oceano reflete a sua luminosidade

jangadas que deslizam suavemente rumo à costa coberta de

limos húmidos acumulados no areal, sentindo-se a

maresia e o tranquilo marulhar das ondas onde

navegam botes e lanchas aproveitando a corrente e a

ondulação gigantesca que bate no areal formando dunas que

Poeirinha não teve o prazer de contemplar, nem sentir a aragem

quente a bater-lhe suavemente na face, frente aos

rochedos enormes onde se escondem caranguejos na

solidão do azul e salgado mar que serve de habitat aos

tubarões predadores, nadando no oceano que banha o

ultramar longínquo onde altas palmeiras balançam ao

vento que sopra forte e que agita as águas onde

xarrocos vivem semienterrados no fundo do mar que

Zeca Zonzo quis mostrar à sua maninha.

Pintámos as palavrinhas com as cores do sol e do mar
e estamos a construir um painel...



segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Hoje, recebemos a visita do Oscar, um simpático esqueleto que até teve direito a um cumprimento da nossa colega Beatriz.
A Beatriz localizou muito bem os principais ossos que constituem as três partes do esqueleto humano: cabeça (caixa craniana e face), tronco (caixa torácica) e membros (superiores e inferiores).
Ainda relembrámos as funções do esqueleto.

Gostámos muito de conhecer tão simpática figura que nos ajudou na identificação/ localização dos seus principais ossos.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Na passada semana lemos e analisámos a primeira obra literária deste ano letivo recomendado pelo PLANO NACIONAL DE LEITURA.
Após a observação da capa/ contracapa/ lombada/ folha de rosto, preenchemos uma ficha "antes da leitura".
Como surgiram vocábulos novos, consultámos o dicionário na busca dos seus significados, selecionando aquele que melhor se adaptava ao contexto da narrativa.

 Lemos a biografia do autor - OSCAR WILDE - e ficámos a saber que viveu no século XIX, era de origem irlandesa e foi um brilhante e inteligente aluno. Em adulto escreveu contos de fadas e outras obras primas...
Iniciámos a leitura e exploração da obra.
Recontámos, oralmente, o conto e chegámos à conclusão  o quão importante é ajudarmo-nos mutuamente e valorizarmos SEMPRE a amizade.
Ilustrámos o jardim de acordo com a descrição apresentada.
Descrevemos  imagens do livro.
Identificámos as características físicas e psicológicas da personagem principal.
Descrevemos o Gigante Egoísta oralmente e por escrito.

E fizemos revisões gramaticais.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

MUSEU DO PÃO

   No início das atividades letivas conversámos sobre as viagens enriquecedoras que fizemos durante as féria de verão.
   Ficámos entusiasmados ao ouvir a Mariana e a Carolina Marques que foram visitar o Museu do Pão e nos explicaram como antigamente se fabricava o pão, alimento saudável que deve fazer parte da nossa alimentação diária.
Enquanto as nossas colegas descreviam, oralmente, o ciclo do pão, visionámos, no computador, fotografias  e outras recordações que trouxeram.
Ficámos motivados com o tema e construímos um texto coletivo.
O Museu do Pão

Nas férias de verão, a Mariana e a Carolina Marques foram visitar o Museu do Pão.
O Museu do Pão localiza-se nos antigos Montes Hermínios, perto de Seia que fica na serra da Estrela, no distrito da Guarda.
Ao chegar ao espaço museológico, ambas foram recebidas por uma duende que as guiou durante a visita e contou-lhes a história sobre o ciclo do pão.
Outrora, os duendes semeavam, nas hortas dos aldeões, os cereais: trigo, centeio, cevada, milho e aveia… Após algum tempo quando os cereais já estavam maduros, os duendes colhiam os seus cultivos. Seguidamente, os grãos de cereais eram moídos na mó do moinho para se transformarem em farinha amarela ou branca dependendo do tipo de cereal. O próximo passo era levar a farinha ao padeiro que a juntava com: água, sal e fermento de padeiro e amassava todos os ingredientes. Com o auxílio de uma pá de ferro, o padeiro colocava os pães no forno, a lenha, que coziam em diversas fornalhas. Já completo o fabrico, os quentinhos, estaladiços e deliciosos pães estavam prontos para serem consumidos.
Este espaço preservado é muito importante, porque mantém a tradição do fabrico do pão e transmite-a às gerações.

ESTAMOS MUITO AGRADECIDOS ÀS NOSSAS COLEGAS PELA PARTILHA.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013


Hoje retomámos as atividades letivas. Foi emocionante: conversámos sobre as férias de verão, arrumámos o material escolar (começámos a escrever na primeira folha do caderno diário), distribuímos as tarefas da sala de aula e elegemos os delegados de turma, porque todos juntos formamos uma EQUIPA DINÂMICA e  MUITO FANTÁSTICA!
Procedemos à votação que é secreta.
A nossa colega recolheu os boletins de voto.
Que expetativa! Fez-se silêncio na sala... Quem seriam os contemplados???
 Como houve um empate, procedeu-se a uma segunda votação entre as duas colegas .
Os delegados de turma para o primeiro período letivo são:
 
CAROLINA TORRE/ PEDRO OLIVEIRA
 
Conversámos sobre os direitos e deveres de um delegado de turma.
 O delegado de turma é um aluno que deve ser capaz de:
  • Representar a turma
  • Promover a amizade entre os colegas
  • Ser exemplar nas atitudes
  • Chamar a atenção dos colegas quando são indisciplinados, zelando pelo bom comportamento da turma
  • Comunicar à professora quando não se resolverem os problemas de convívio
  • Ser porta voz das preocupações e desejos da turma
  • Participar, de forma empenhada, nas reuniões dos "Conselhos de Turma"
O delegado de turma tem DIREITO a:
  • Ser ouvido pelos professores
  • Solicitar à professora a realização de reuniões da turma para discussão de assuntos relacionados com a mesma
  • Ser tratado com respeito e correção por todos enquanto representante da turma
  • Apresentar sugestões e críticas em nome da turma

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Olá,
Hoje iniciámos o ano letivo 2013/2014.
Já estamos no 4º ANO!!!!
Fomos à reunião de apresentação com os nossos pais.
Estávamos muito sorridentes por voltar à nossa querida ESCOLA e revermos os nossos amigos.
Estamos ansiosos por contar as peripécias vividas durantes as férias...

BOM ANO LETIVO