Esta semana tivemos uma aula de campo. Fomos ao recreio da nossa escola e recolhemos uma porção da camada superficial do solo rica em húmus.
Depois de observarmos e conversarmos, concluímos que o húms é rico em matéria orgânica (restos de animais e plantas) e minerais.
Para verificarmos a diferença de permeabilidade em diferentes tipos de solo, realizámos uma experiência.
Concluímos que há solos que permitem facilmente a passagem da água e por isso não a retêm, são muito secos; como é o caso dos solos arenosos. Também há solos que retêm a água por mais tempo e tornam-se muito lamacentos. Os solos agrícolas ou francos são os que retêm alguma quantidade de água e são adequados ao cultivo.
Identificámos as características de algumas das rochas abundantes no nosso país: o calcário,
o granito,
o basalto,
o xisto
o mármore.
e a rocha vulcânica dos Açores.
Este trabalho ajudou-nos a compreender que o SOLO é um dos bens/ património mais preciosos da Humanidade, porque permite a vida dos animais, das plantas e do Homem à superfície da Terra
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