Hoje iniciámos a aula da Matemática com as questões:
Quanto mede a sala de aula de comprimento? E de largura?
Fizemos várias estimativas: 2m/ 5m ...
Fizemos as medições com a fita métrica.
Registámos e concluímos que a sala tem mais 3dm de largura do que de comprimento.
Também medimos a altura do colega mais alto da turma
e do colega mais baixo.
Registámos as respetivas alturas e concluímos, mentalmente, que
a diferença entre os dois é aproximadamente 25 cm ou 2,5dm
Cada um de nós construiu o seu metro com uma tira de papel cenário.
Utilizando a régua, dividimos o metro em 10 partes iguais
Concluímos que o m se divide em 10 partes iguais. Cada parte é 1 dm.
Posteriormente, dividimos o dm em 10 partes iguais.
Concluímos que o dm se divide em 10 partes iguais e assim o m divide-se em 100 partes iguais. Cada uma dessas partes representa o cm.
Relacionámos o m com os seus submúltiplos: dm e cm e para não haver dúvidas utilizámos o metro que construímos. Foi muito útil!
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