segunda-feira, 22 de abril de 2013

Hoje iniciámos a aula da Matemática com as questões:
Quanto mede a sala de aula de comprimento? E de largura?
Fizemos várias estimativas: 2m/ 5m ...
Fizemos as medições com a fita métrica.

Registámos e concluímos que a sala tem mais 3dm de largura do que de comprimento.

Também medimos a altura do colega mais alto da turma

e do  colega mais baixo.


 Registámos as respetivas alturas e concluímos, mentalmente, que
 a diferença entre os dois é aproximadamente 25 cm ou 2,5dm
Cada um de nós construiu o seu metro com uma tira de papel cenário.
Utilizando a régua, dividimos o metro em 10 partes iguais
 
Concluímos que o m se divide em 10 partes iguais. Cada parte é 1 dm.

Posteriormente, dividimos o dm em 10 partes iguais.
Concluímos que o dm se divide em 10 partes iguais e assim o m divide-se em 100 partes iguais. Cada uma dessas partes representa o cm.
 
Relacionámos o m com os seus submúltiplos: dm e cm e para não haver dúvidas utilizámos o  metro que construímos. Foi muito útil!
 


Sem comentários:

Enviar um comentário